4.3.11

Oh, Lisboa

 Lisboa do Sol quente durante o almoço e fins-de-tarde primaveris; Menina de prédios tradicionais com montras de lojas contemporâneas; Durante o dia, menina do Chiado, durante a noite menina do Bairro Alto; Lisboa que olha o rio Tejo com atenção pelo Terreiro do Paço; Menina dos quiosques e cafés com esplanadas extensas pelas ruas e ruelas; Menina da Arte de rua; Lisboa, menina adormecida com ressaca, e bem acordada nas janelas dos velhos que dali assistem a tudo, atentos a cada pormenor que já viram durante os infinitos anos que ali viveram.
E um dia, quando acordar em plena Baixa-Chiado, quero ir à esplanada do cafézinho por baixo do meu prédio tipicamente pombalino, ler um livro enquanto bebo um café cheio de natas e caramelos. Depois sigo e vejo as montras até ao Terreiro do Paço, ver a feirinha de bujigangas que há lá, comprar alguma coisa (talvez) e tirar umas fotografias ao rio. Quero almoçar no MC'Donalds ou numa outra tasca qualquer do Rossio e meter-me no metro, ficar a conhecer a cidade de uma ponta a outra. Ir ao Pavilhão Atântico ou ao Coliseu dos Recreios saltar e dançar ao som de uma banda indie-punk qualquer que goste. Passar pelo Bairro-Alto, beber uns copos com amigos e ir a pé até casa, apreciar a noite Lisboeta, chegar a casa com os pés a doer-me e cair redonda na cama, mas saber que no dia a seguir vou continuar ali, e ter a mesma rotina que tanto me agradaria fazer.

2 comentários:

  1. Lisboa, menina da saudade do tempo passado.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/3/11 07:15

    Na foto de cima , engraçado, queres saber uma cena, estive a beber café no quiosque,mais ou menos quando te comecei a seguir secretamente, só mesmo na descontra, estacionei a minha menina no estacionamento subterrâneo , subi as escadas e puff, fez se sentimentos, gosto bué de Lisboa e de ser o teu amigo secreto...e perceber o que queres dizer ou estás a sentir, porque o que gosto é de pessoas felizes...

    ResponderEliminar